19 janeiro, 2010

Aqui a conversa é ao gosto do freguês!

Ai, sufoco!
Preciso de inspiração para escrever e quando os prazos vão-se, e me deixam aqui, chego a ficar meio desesperada. Aí, procuro essa danada em todos os cantos. Nas conversas dos amigos, no noticiário, nos e-mails que recebo, numa música, qualquer coisa que me sirva como a ponta do novelo.
Dessa vez ela me apanhou na cozinha. Fazendo uma salada.
Descobri que preparar saladas é uma coisa que me dá prazer. Faço Bem! Até invento receitas! A família adora (mesmo os menos chegados) e os amigos chegam a me deixar vaidosa com tantos elogios. Lindas, minhas saladas são lindas!
Mas dessa vez, minha nova atividade me fez pensar em empreendedorismo. “Poxa, se faço tão bem, podia deixar de lado esse negócio de ser publicitária e abrir um restaurante especializado em saladas”, pensei.
Você sabia que o Brasil há muito tempo tem um dos maiores índices de empreendedorismo do mundo? Que as condições para empreender e a qualidade dos empreendimentos no país estão melhorando e que estudos do SEBRAE confirmam que hoje, oito em cada dez pequenas e microempresas sobrevivem até o segundo ano de vida? Eu já teria uma perspectiva positiva.
Mas como disse, a inspiração era somente a ponta do novelo. Passei a me perguntar por que aquilo me dava tanto prazer e por que eu fazia tão bem. Parei para pensar como montava as saladas. Combinavas sabores e cores. E quanto mais colorida, mas me empolgava e mais agradava aos meus “clientes”. Tá, todo mundo sabe que quanto mais colorido for o prato, maior quantidade de nutrientes a ser ingerido e que o estímulo visual tem muita influência no apetite, mas não era só isso... Continuei então a puxar a ponta do novelo e... Eureka!
Estava colocando em prática meus dotes de publicitária gente! A aplicação da cor em publicidade e em saladas! Aplicando o que aprendi em outra atividade, mas com a mesma finalidade.
Como na publicidade, utilizei esta técnica para manipular e atrair a atenção do meu público alvo, estimulando a “compra” de meus produtos.
De acordo com estudos de psicologia, a utilização das cores na publicidade ou como parte da identidade corporativa de uma empresa, e agora, de uma salada, constitui um dos códigos de comunicação não-verbal mais certeiros e efetivos!
Nesse ponto do texto, não ficarei despontada com o caro leitor se ele estiver a se perguntar: De que mesmo essa criatura está falando?
Nutrição, empreendedorismo, ou comunicação?
Isso é você quem vai decidir. Aqui, a conversa é ao gosto do freguês.

Meninos eu vi!

Eu vi a adaptação para o rádio da campanha da Nobel (Quem decide se uma cerveja é boa não é quem faz, é quem toma). Não é tão comum a adaptação tão perfeita de uma mensagem para cada meio (acontece de utilizarem o áudio de um VTpara veicular em rádio ou transcrever a frase do anúncio para o texto do spot). Se quiserem conferir, não estou ganhando nada por isso, vou logo avisando...rs (http://www.cervejanobel.com.br/campanha.php)

Vi a Aeronáutica anunciar em outdoor a apresentação da esquadrilha da Fumaça (utilizaram mídia de massa e funcionou!!! A Barra parou para ver o show). E vocês repararam que no cartaz só tinha informações sucintas sobre o evento? (como o meio exige. Outdoor não é revista para encher de texto). Quis saber mais informações e fui pesquisar na internet.

No tempo do “Eu tenho pressa tanta coisa me interessa mais nada tanto assim” posso descrever com detalhes todas as campanhas que estão nos bairros por onde passo todos os dias. Na “era” onde compro mais livros e revistas do que posso ler, crio minhas teorias sobre as campanhas que vejo – (Qual foi a estratégia? Qual o objetivo? Quem é o público?), analiso criticamente (ihhhh... não vai funcionar...)

E me encanto! Me encanto com a comunicação-arte, que enfeita a cidade, que completa a paisagem, que alegra o povo (seja com as cores, imagens ou com as informações sobre as festas mais badaladas)

Falando nisso, que campanha belíssima a do lançamento da nova música de Claúdia Leite!!! Teaser lindíssimo, layout moderno, colorido, assinado pela Sony Music. Cara de verão, de Bahia, de carnaval!!! (será que o objetivo é tornar a música a vencedora do carnaval 2010?)

Existe uma piadinha que diz que só quem olha outdoor é publicitário e mãe de publicitário (do publicitário que criou a peça... detalhe... rs. Mas, algum efeito e de alguma forma essas mensagens que foram pensadas e dispostas de forma especial e proposital atinge o inconsciente do público e alcança seu objetivo. E é nisso que consiste a beleza da comunicação bem feita.

É nessas horas que consigo calar todas as minhas crises existenciais...

Ahhh...sou publicitáriaaaaaa, com muito orgulhooooo, com muito amorrrrrrrrrrrrrrrrrrr...rs