07 março, 2010

Sobre a vida, histórias e receitas.



Salvador, 07 de março de 2010, 16:30, na sombra 37º...aff... Só consigo pensar em duas coisas: receita de bolinho de chuva e Mário...


  • 2 ovos
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 xícara de chá de leite
  • Trigo para dar ponto
  • 1 colher de sopa de fermento
  • Açúcar e canela


“Minha vida é uma colcha de retalhos.” (Mário Quintana)


Colchas de retalhos. Pequenos pedaços presos um ao outro. Nossos pedaços, nossas histórias, histórias de cada um.

Histórias que são propagadas ao longo de outras vidas através de escritos, gravações, obras, desenhos, canções, cartas e etc. O registro dessas informações é característica do ser humano e tem o objetivo de gravar o passado, recorda-lo ou menciona-lo.

Mas pensando bem, vidas poderiam ser livros de receitas!

Afinal de contas, passamos a vida inteira a construir e experimentar receitas para ser feliz, para fazerem os outros felizes, para educar melhor os filhos, para fazer o casamento durar, para não envelhecer, para ser sábio, para fazer chover...

Sendo assim, Quintana que me desculpe, mas minha vida parece muito mais com um Livro de Receitas.

Mandou, Chegou.

Sedex. Mandou, chegou.

É propaganda dos Correios? Não! É só para desabafar...

Outro dia tive retirar uma mercadoria nos Correios e sabe qual a previsão de espera que veio na minha senha? 40 minutos!!! Fiquei revoltadíssima!!! Foi quando me dei conta que tudo aquilo era uma problemática (minha) relacionada a promessas e justificativas. Se mandar, chega. Estou reclamando de quê? Ninguém me prometeu que no caso de mercadoria a cobrar ao destinatário (por isso tive que retirar na agência), a eficácia seria a mesma.


Em publicidade e propaganda, promessa e justificativa da promessa, são respectivamente, benefício destacado e o motivo pelo qual aquele benefício está sendo oferecido. No caso dos Correios, a Rapidez seria o benefício destacado (a promessa) e a urgência das pessoas em receber certa mercadoria o motivo pelo qual eles estão oferecendo esse benefício (a justificativa da promessa).


Perfeito! Prometer o que de verdade me interessa. Mas acontece que muitas vezes, promessas são relacionadas às características ao invés dos benefícios. O que você acha de:


“ Land Rover. O Melhor Off-Roader 4x4”.


Benefícios vendem mais que características, principalmente se o cliente não conhece tecnicamente o produto/serviço. Que tal agora:


“Land Rover. A gente Vive para contar histórias.”


Mostrar ao cliente os benefícios que ele poderá obter com o produto/serviço é o caminho mais curto para conquistá-lo.


Quero deixar aqui uma dica para não escorregar nesse aspecto. A técnica se chama “E daí?” e é utilizada em vendas. Toda vez que argumentar sobre um produto ou um serviço, pergunte para você mesmo, mentalmente: “E daí?” e em seguida: “Isso significa que...” Então você poderá perceber mais claramente os benefícios que precisam apresentados.

Sem mais delongas, gostaria de ilustrar o texto com um exemplo bem legal de promessa relacionada a benefício. A campanha do carnaval 2010 do bloco Eva. O texto dizia: “Caia na alegria – Eva”

Achei perfeita. O que mais um bloco de carnaval em Salvador poderia oferecer como promessa?











A propósito, caí na alegria do Eva nesse Carnaval e posso garantir... Promessa feita, promessa cumprida!

\O/\O/\O/ “aê aê aê ao, é do Eva, o povo atráz do trio, é do Eva...” \O/\O/\O/


19 janeiro, 2010

Aqui a conversa é ao gosto do freguês!

Ai, sufoco!
Preciso de inspiração para escrever e quando os prazos vão-se, e me deixam aqui, chego a ficar meio desesperada. Aí, procuro essa danada em todos os cantos. Nas conversas dos amigos, no noticiário, nos e-mails que recebo, numa música, qualquer coisa que me sirva como a ponta do novelo.
Dessa vez ela me apanhou na cozinha. Fazendo uma salada.
Descobri que preparar saladas é uma coisa que me dá prazer. Faço Bem! Até invento receitas! A família adora (mesmo os menos chegados) e os amigos chegam a me deixar vaidosa com tantos elogios. Lindas, minhas saladas são lindas!
Mas dessa vez, minha nova atividade me fez pensar em empreendedorismo. “Poxa, se faço tão bem, podia deixar de lado esse negócio de ser publicitária e abrir um restaurante especializado em saladas”, pensei.
Você sabia que o Brasil há muito tempo tem um dos maiores índices de empreendedorismo do mundo? Que as condições para empreender e a qualidade dos empreendimentos no país estão melhorando e que estudos do SEBRAE confirmam que hoje, oito em cada dez pequenas e microempresas sobrevivem até o segundo ano de vida? Eu já teria uma perspectiva positiva.
Mas como disse, a inspiração era somente a ponta do novelo. Passei a me perguntar por que aquilo me dava tanto prazer e por que eu fazia tão bem. Parei para pensar como montava as saladas. Combinavas sabores e cores. E quanto mais colorida, mas me empolgava e mais agradava aos meus “clientes”. Tá, todo mundo sabe que quanto mais colorido for o prato, maior quantidade de nutrientes a ser ingerido e que o estímulo visual tem muita influência no apetite, mas não era só isso... Continuei então a puxar a ponta do novelo e... Eureka!
Estava colocando em prática meus dotes de publicitária gente! A aplicação da cor em publicidade e em saladas! Aplicando o que aprendi em outra atividade, mas com a mesma finalidade.
Como na publicidade, utilizei esta técnica para manipular e atrair a atenção do meu público alvo, estimulando a “compra” de meus produtos.
De acordo com estudos de psicologia, a utilização das cores na publicidade ou como parte da identidade corporativa de uma empresa, e agora, de uma salada, constitui um dos códigos de comunicação não-verbal mais certeiros e efetivos!
Nesse ponto do texto, não ficarei despontada com o caro leitor se ele estiver a se perguntar: De que mesmo essa criatura está falando?
Nutrição, empreendedorismo, ou comunicação?
Isso é você quem vai decidir. Aqui, a conversa é ao gosto do freguês.

Meninos eu vi!

Eu vi a adaptação para o rádio da campanha da Nobel (Quem decide se uma cerveja é boa não é quem faz, é quem toma). Não é tão comum a adaptação tão perfeita de uma mensagem para cada meio (acontece de utilizarem o áudio de um VTpara veicular em rádio ou transcrever a frase do anúncio para o texto do spot). Se quiserem conferir, não estou ganhando nada por isso, vou logo avisando...rs (http://www.cervejanobel.com.br/campanha.php)

Vi a Aeronáutica anunciar em outdoor a apresentação da esquadrilha da Fumaça (utilizaram mídia de massa e funcionou!!! A Barra parou para ver o show). E vocês repararam que no cartaz só tinha informações sucintas sobre o evento? (como o meio exige. Outdoor não é revista para encher de texto). Quis saber mais informações e fui pesquisar na internet.

No tempo do “Eu tenho pressa tanta coisa me interessa mais nada tanto assim” posso descrever com detalhes todas as campanhas que estão nos bairros por onde passo todos os dias. Na “era” onde compro mais livros e revistas do que posso ler, crio minhas teorias sobre as campanhas que vejo – (Qual foi a estratégia? Qual o objetivo? Quem é o público?), analiso criticamente (ihhhh... não vai funcionar...)

E me encanto! Me encanto com a comunicação-arte, que enfeita a cidade, que completa a paisagem, que alegra o povo (seja com as cores, imagens ou com as informações sobre as festas mais badaladas)

Falando nisso, que campanha belíssima a do lançamento da nova música de Claúdia Leite!!! Teaser lindíssimo, layout moderno, colorido, assinado pela Sony Music. Cara de verão, de Bahia, de carnaval!!! (será que o objetivo é tornar a música a vencedora do carnaval 2010?)

Existe uma piadinha que diz que só quem olha outdoor é publicitário e mãe de publicitário (do publicitário que criou a peça... detalhe... rs. Mas, algum efeito e de alguma forma essas mensagens que foram pensadas e dispostas de forma especial e proposital atinge o inconsciente do público e alcança seu objetivo. E é nisso que consiste a beleza da comunicação bem feita.

É nessas horas que consigo calar todas as minhas crises existenciais...

Ahhh...sou publicitáriaaaaaa, com muito orgulhooooo, com muito amorrrrrrrrrrrrrrrrrrr...rs

23 maio, 2009

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